quinta-feira, 22 de outubro de 2009

LAlarm – Alarme Anti-Roubo p/ PC

Os portáteis podem ser roubados quando menos se espera e nem o Kingston Lock nos safa!


Existem alguns programa pagos sobre esta matéria mas encontrei um que é de graça para uso particular.


O LAlarm é um programa com algumas funcionalidades mas para esta caso só nos interessa estas: disparar um alarme sempre que o portátil é roubado, enviar um e-mail com informação da localização do portátil, poder apagar ficheiros!

  1. Fazer download do programa
  2. Instalar
  3. Configurar

  • Alarme


Para configurar tens de abrir o programa e carregar em “Options”. Quem tiver o W7 tem de ir à pasta do programa, que erradamente ficou na pasta dos programa a 64bits, e executar o “setup.exe” como administrador (podem fazer o download da versão beta para 64bits).


No separador “Sound” preencher o 1º campo, “Teft alarm sound”, com o som do alarme anti-roubo. Deixo aqui uma sugestão. O alarme soa com o som do PC no máximo.


O Alarme é accionado se o computador deixar de estar ligado ao transformador ou se uma PEN tiver sido desconectada.


Para testares reinicia o teu PC e depois bloqueio-o com Windows + L.

Agora tira a PEN ou desliga o PC da corrente para o alarme soar. Este só deixa de tocar depois de fazer o log-in no Windows.


  • Apagar ficheiros

No separador Destruction colocamos as pastas que devem ser eliminadas assim que o portátil é roubado, evitando que certa informação caia nas mãos erradas.


  • Enviar o Email

No separador “Email” podemos definir que queremos receber um e-mail para a nossa conta do Gmail assim que o portátil é roubado.


Conclusão: Para quem quiser evitar um roubo afugentando os ladrões com um susto penso que este programa é o ideal.


Contudo tem umas desvantagens. O PC nunca pode entrar em suspensão, a bateria do portátil tem que estar posta como fonte de energia alternativa e basta depois tirar a bateria do portátil para desligar o alarme.


Não é uma solução perfeita, mas é uma boa forma de surpreender os ladrões.

Sem comentários:

Enviar um comentário