domingo, 13 de setembro de 2009

Windows 7 – É Rápido!

Embora o Windows 7(W7) só seja lançado em Portugal oficialmente em Outubro já está disponível para download.

 

Neste momento ando a dar “umas voltas” com o W7 versão 64 bits e posso dizer que ele é rápido! Mais rápido que com o OpenSuse 11.1 e tão rápido como o Ubuntu 9.04 (no momento que estou a escrever isto não encontrei nenhum estudo de benchmark actualizado que nos ajudasse a perceber melhor as diferenças).

 

A barra do windows do W7 é de facto bastante diferente ao que estamos habituamos e diria que até é um passo arrojado da Microsoft. A barra de inicialização rápida deu lugar a uma barra de tarefas (taskbar) multifuncional: fazemos o “pin”\”unpin” de programas, para eles ficarem como na barra de inicialização rápida e sempre que iniciámos um programa o botão desse programa dá origem à janela do mesmo, assim que fechamos o programa o botão volta a aparecer.

 

Os Windows Sidebar deu lugar apenas aos “Gadgets” que se acede ao menu de contexto sempre que se clica com o botão direito do rato no ambiente de trabalho.

 

O Windows mais uma vez se aproximou do Linux com esta versão através da maneira como escolhemos o nosso fundo de trabalho, fazendo logo a pré-visualização da nossa escolha. A novidade aqui é que escolhemos um pacote de fundos, os quais vão mudando ao longo do tempo que estamos a trabalhar no computador.

 

Neste vão também já não se tem de preocupar com aqueles pop-ups a pedir a sua permissão sempre que quer fazer alguma coisa. Este Windows ficou mais comedido e apresenta na maior parte dos casos apenas um símbolo do escudo a avisar que vai efectuar uma modificação no sistema.

 

O W7, este sim, veio para ficar. Está rápido e estável, contudo este lançamento rápido do novo W7 pode não ter dado tempo para que alguns drivers tivessem disponíveis e\ou completamente afinados. Mas para isso temos o Windows Update :) .

Sem comentários:

Enviar um comentário