A Oracle comprou a Sun, dizendo que estão interessados no SW Java.
Qualquer que seja a estratégia da Oracle, as duas empresas não podiam ser mais diferentes em termos de filosofia de negócio.
A Sun está muito ligada a projectos novos e inovadores (sem eles não havia Google), comprou o VirtualBox, MySql e abriu o código do Solaris. É um empresa presente na comunidade de projectos open-source.
Por sua vez a Oracle não é grande admiradora do código aberto.
Em termos de negócio o MySQL é um concorrente para a Oracle para pequenas e medias empresas, pois é uma BD boa e capaz para empresas desta dimensão.
Na blogosfera têm-se especulado que a Oracle vai começar a vender stacks completas Hardware+BD e talvez junte o OpenSolaris. Agora será que, vai apostar em stacks com o MySql? Não é de esquecer que a Oracle tinha já comprado uma empresa detentora de parte do código do MySQL, quem sem o qual o projecto morreria.
Nunca precisou de usar esse interruptor para fechar o projecto MySQL, mas será que a partir de agora os programadores que trabalhavam no projecto nos seus tempos livres deixarão de contribuir? Como é que a Oracle vai gerir as participações da Sun no open-source?
São perguntas que atormentam a comunidade de utilizadores e que esperam ansiosamente por uma resposta.
Sem comentários:
Enviar um comentário