“Looking back over 2008, a year where spam levels rose more than 25% compared with 2007…”
Querendo a Google ser parte da solução penso que também se tornou parte do “problema”.
Hoje em dia é raro não ver um site que use o Google Analytics (GA) como o seu SW de rastreio das visitas. Para além de outras coisas o GA permite ver com que palavras-chave o utilizador encontrou o nosso site, ou seja, o que é que ele pesquisava e que por acaso temos uma ou outra palavra no meio de um artigo qualquer. E é aqui que reside o centro do spam.
Por exemplo, um utilizador pesquisa por “software anti-spam”, e eu escrevi um artigo que tem a palavra “software”. Vai-se lá saber porquê o utilizador clica no meu site, repara que não tem nada sobre anti-spam e sai. É o suficiente para eu saber que há alguém (ou mais) que procura “software anti-spam”. Com isso posso fazer um artigo fantasma, com essas palavras repetidas, e na próxima vez que alguém procurar por “software anti-spam” o meu site não se encontrará perdido na página 30 e tal de resultados.
A GA é uma ferramenta que ajuda-nos a ir encontro dos utilizadores, mas esta ferramenta pode ser usa perversamente também. O Google Trends também me pode ajudar a ir de encontro ao que os utilizadores estão a procurar na net. Vejo as modas do momento (trends) e faço um artigo, novamente fantasma, sobre elas. Ainda posso ir ao Google Sets tirar ideias sobre o que devo procurar.
Só esperemos o famoso algoritmo de indexação de busca da Google nos safe, que cada vez mais está a ser melhor enganado.
Sem comentários:
Enviar um comentário