A nuvem, ou em inglês, “the cloud” que papel desempenhará nesta crise? As empresas de TI já não são indiferentes a ela, mas enquanto umas apostam fortemente na nuvem, colocando lá a sua BD, outras fazem uma abordagem mais tímida e apenas usam a nuvem para disponibilizar um ou outro serviço.
A vantagem da nuvem é óbvia: reduz os custos de TI, quer em utilização quer em manutenção. As desvantagens também são claras: menos controlo, maior exposição a ataques informáticos. Mas será este o futuro?
Penso que o futuro passará mais pelo que empresas como a Microsoft estão a fazer: uma mistura entre o processamento local (aquilo que queremos que seja processado localmente, com maior rapidez e segurança) e aqueles serviços que conectam utilizadores na nuvem (por exemplo o Workspaces Live).
Num artigo escrito para a Computer Weekly, Andrew Gough disse: "Every business has a project that never surfaces because 80% of an IT budget goes on maintenance”. E ainda acrescentou: "For a minimal investment [using cloud computing] it is possible to prove the business case for an IT project, without the need to buy expensive hardware and software licences”.
Concordo plenamente com a afirmação acima. Se, 80% do orçamento de TI é para manutenção, temos que conseguir com os restantes 20% fazer alguma melhoria. Ora se com esses 20% conseguirmos provar a viabilidade de um projecto através de um protótipo iremos conseguir mais financiamento para o sector das TI. A nuvem ajuda-nos a conceber este protótipo com o hardware e ferramentas necessárias em modo de aluguer, que em caso contrário, era impossível ter acesso.
Em suma, a nuvem pode potencializar o negócio de uma pequena empresa, de um departamento de TI com pouco orçamento, mas não devemos confiar na nuvem para por lá todo o nosso negócio. Estaremos vulneráveis a ataques informáticos que poderão levar à paralisação do trabalho. Devemos fazer um uso equilibrado do PC e dos serviços que a nuvem oferece. Penso que a nuvem ganhará novos adeptos sobretudo em grandes empresas que ainda não tiveram a necessidade de a usar.
Exemplo de um empresa que fornece serviços na nuvem: http://www.gogrid.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário